Há exatos 40 anos estreava na tv a telenovela Roque Santeiro.
Por Dircélio Timóteo

Roque Santeiro é uma telenovela brasileira que foi ao ar no horário das 20 horas, em 24 de junho de 1985 até 22 de fevereiro de 1986, em 209 capítulos. A trama foi assinada por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, e produzida pela emissora de televisão TV Globo. O folhetim substitui Corpo a Corpo e dá lugar a Selva de Pedra. Sendo a 34.ª "novela das oito" que foi transmitida pela emissora.
Baseada na peça teatral O Berço do Herói, escrita em 1965 por Dias Gomes, também autor da trama, foi desenvolvida junto com Aguinaldo Silva. Dias escreveu até ao capítulo 51.° e do 162.° até o último, enquanto Aguinaldo assinou dos capítulos 52.° até o 161.°; com a colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis. A direção foi de Gonzaga Blota, Marcos Paulo e Jayme Monjardim, e com a direção geral de Paulo Ubiratan.
Contou com as atuações de José Wilker, Regina Duarte, Lima Duarte, Yoná Magalhães, Fábio Jr, Lídia Brondi, Lucinha Lins, Ary Fontoura, Eloísa Mafalda, Ilva Niño, Armando Bógus, Cássia Kis, Rui Rezende, Paulo Gracindo e Cláudio Cavalcanti nos papéis principais.
Roque Santeiro é considerada a novela de maior audiência da televisão brasileira, junto com Tieta