cover
Tocando Agora:

Anos 80: pura rivalidade televisiva!

Por Dircélio Timóteo

Anos 80: pura rivalidade televisiva!
Anos 80: pura rivalidade televisiva! (Foto: Reprodução)

Em 1988, a Globo anunciava a exibição inédita de Rambo II – A Missão (1985).

Sylvester Stallone chegava à TV brasileira no Cinema Especial, em 17 de agosto (quarta-feira), às 21h30.

O anúncio destacava em letras garrafais:

Duas vezes mais ação!... Duas vezes mais explosivo!

E por que tanta ênfase? Simples: no mesmo dia, o SBT exibiria o primeiro filme: Rambo - Programado para Matar (1982), também inédito na televisão. Como as emissoras travavam uma verdadeira guerra pela audiência, a Globo correu e comprou os direitos de Rambo II para superar a esperada exibição do SBT.

A jogada fez Silvio Santos adiar a estreia de "Rambo I" em nove dias. O filme foi promovido de forma massiva, com chamadas exibidas mais de 20 vezes por dia no SBT.

Já a Globo, para atrapalhar mais uma vez a estreia de Rambo no SBT, programou dois capítulos seguidos de "Vale Tudo" – uma das novelas de maior sucesso da época – justamente no horário em que o SBT lançaria Rambo.

Silvio, no entanto, não ficou para trás: mandou gravar de última hora a famosa chamada dizendo: “Não se preocupem! Assim que terminar a novela da Globo, você poderá assistir a Rambo no SBT.” E foi exatamente o que aconteceu.

E não parou por aí! Uma semana depois, o SBT reprisou Rambo I e conseguiu ainda mais audiência do que na primeira exibição, dessa vez sendo exibido mais cedo.

Curiosamente, o público brasileiro acabou assistindo primeiro a Rambo II na Globo, para só depois ver Rambo I no SBT — e ainda em duas semanas seguidas